terça-feira, 1 de março de 2011

O amor eterniza quem se ama

Ela é uma das tantas Marias que existem nesse mundo, mas não é apenas mais uma Maria, tem o dom de fazer pessoas felizes e existir já é motivo suficiente para tal. A vida lhe reservou dois casamentos e dezesseis filhos dos quais três não sobreviveram, os outros foram com sacrifícios e renúncias, bem criados. O semblante sempre sorridente esconde a vida dura enfrentada para chegar aos oitenta e oito anos tendo a cara de uma criança que acaba de ganhar o brinquedo tão almejado. Ser iluminado, alegria constante. Com um amor que não cabe em si, altruísta por excelência, abriu mão dos seus sonhos para lutar por seus filhos e fazer deles pessoas justas, seres humanos sensatos e mesmo que essa assunção se desse em prejuízo de suas metas ela arriscou sem medo, esqueceu de si e viveu por e para eles, alcançou sucesso pleno, o que, para ela foi consideravelmente satisfatório e está para contar a quem quiser ouvir o quanto Deus foi e tem sido bom com ela.
Na missão nada fácil de sobreviver nessa vida tão arriscada diria que ela tem se saído muito bem. Tem as maiores e melhores histórias pra contar e é capaz de fazer com que qualquer pessoa queira permanecer na sua companhia maravilhadamente contentados com o que ali se escuta enquanto ela fica deitada no sofá menor, recostado na parede logo abaixo da janela da sala. A mania de só gostar de coisas simples faz com que todo mundo tenha grande dificuldade para presenteá-la. Teimosia e perfeccionismo são traços marcantes da criança idosa que adora fazer arte sem precisar se esconder, não abre mão de cozinhar no fogão de lenha e ainda faz questão de lavar roupas na lavanderia da área de serviço, além de tudo ela faz o melhor doce de mamão com coco e a melhor cocada do mundo.
É carinho que não se explica, amor que não se mede e que se intensifica em cada olhar, é o silêncio de quem medita antes de articular, é menina, mulher, mãe, avó, bisavó, trisavó... é de aço e de flores, é um amor divino através do cuidado humano. É ela a maior prova que no sexo frágil há uma virilidade jamais vista. Deixa pra trás os maiores guerreiros da história com a sua vida de superação e torna-se uma guerreira realizada. Com ela eu aprendi que o maior conhecimento do mundo não está presente nos livros, nem nas enciclopédias inteiras, mas no amor de quem se ama, aprendi também que a morte jamais apaga o que alguém foi, que eternidade é além-tudo, ela me ensinou isso e continua a mostrar os caminhos e as verdades, a melhor herança que alguém pode deixar ela vem construindo há muito tempo e quando se for, não precisará de testamento porque tudo de melhor que ela tem já foi dado. Foi com ela que eu entendi que a força vem do coração e não dos músculos. Ela é para mim a imagem de Deus eternizada no mundo. O anjo que me guarda e ilumina.


Depois de contar a história dela, apresento-lhes Maria José Soares, ou simplesmente Dona Neném!
A mulher mais guerreira que eu já conheci, minha bisavó.

14 comentários:

  1. Grande texto,as vezes os maiores exemplos de vida
    não estão nas telas de cinemas nem nas folhas de um livro,mas simplesmente o nosso lado,ali "vivinha e à cores".Linda homenagem Amor *-*

    ResponderExcluir
  2. Já disse que um dos textos mais lindos que já li né?

    Tá muito , muito bom !
    Parabééns amor.

    ResponderExcluir
  3. Deu saudade de vovó Zeza. Na cabeça o ter e não ter.(você me entende, acho)... eu não sei o que dizer.
    A menina das palavras tá sem palavras, porque se falar qualquer coisa a voz vai embargar.

    ResponderExcluir
  4. Eu não vou mentir, mas é o texto mais lindo e sincero que já li!

    Esperei por esse texto, quase que vi-lo pronto, mas você se superou.
    É lindo, quando a gente sente, quando vem de dentro do coração, histórias de vida, emociona pra valer.

    Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena ler e se encantar com esse texto de fatos verídicos. Parabéns Maninha!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sua sensibilidade de escrever algo tão lindo e grandioso!

    ResponderExcluir
  7. Nem gosto de falar o que acho dos textos...''Deixa pra trás os maiores guerreiros da história com a sua vida de superação e torna-se uma guerreira realizada''. Mas com esse frase eu senti verdade, muita verdade na tua historia!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente d+!!! Poderia eu dizer que é fácil falar de Vovó Nenen, mas escrever ou descreve-la é realmente uma arte e você fez isso com maestria conseguindo me fazer chorar... É, só Dona Nenen para dar essa inspiração, é coisa que vem de dentro e não se explica, simplesmente sente e pronto. Parabéns Nine, este depoimento precisa ser divulgado pois nos remete a situações e momentos prazerosos que dinheiro nenhum no mundo compra e só quem tem uma pérola como ela é que sabe o verdadeiro valor das coisas simples e belas da vida!!!

    ResponderExcluir
  9. lindo! lindo! lindo!

    claro que não é nenhuma novidade,né?! um sai mais bonito que o outro, mas é esse chegou em excelência.

    Parabéns!

    Ps: nossas Marias primogênitas sempre tem algo admirável a nos mostrar, ensinar... muito admirável a história da sua bisa, embora ela tenha uma forte concorrênte com "o doce de mamão com côco e melhor cocada" hahaha.

    bjoooo!
    Kass Sena

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Já fazia tempo que eu não vinha aqui rever seu blog. Que bela homenagem! Tb tenho um bisavô muito querido, o único que me restou na estrada da vida,único com 93 anos na família.
    Fico pensando, como eles podem ser tão adimiráveis...e penso se um dia seremos para os nossos, o que eles são para nós: exemplos.
    Adorei, bjos!
    Amdréa de Azevedo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Niny por descrever tão bem essa jóia preciosa que Deus nos deu o privilégio de ter conosco,ela é o maior exemplo que podemos ter de um verdadeiro ser humano, ela se supera em tudo,só podia se chamar Maria.

    ResponderExcluir
  12. Niny a cada dia melhor em? As vezes nem acredito que a MENINA que escreve esses textos maravilhosos é a mesma pirralha que me enchia de beliscoes na epoca de escola;)

    ResponderExcluir
  13. Bragança - Poertugal, 19 de abril de 2011.

    Rhalyne!!!

    Maravilha quanto sentimento! só quem AMA busca inspiração para descrever momentos de uma grandiosidade e forte como esses, que sairam do interior da Rhalyne, mas esqueceu que o neto mais velho, ou primeiro neto de VOVÓ NENE é adotivo.. Sou eu Antonio Inácio (TONHO CIDADÃO DO MUNDO).

    Beijos...!

    ResponderExcluir
  14. Bragança - Portugal, 21 de abril de 2011.

    Rhalyne!!!

    Maravilha quanto sentimento! só quem AMA busca inspiração para descrever momentos de uma grandiosidade e forte como esses, que sairam do interior da Rhalyne, mas esqueceu que o neto mais velho, ou primeiro neto de VOVÓ NENE é adotivo.. Sou eu Antonio Inácio (TONHO CIDADÃO DO MUNDO).

    Beijos...! Antonio Inácio

    ResponderExcluir